"Construindo o conhecimento!"
Os textos abaixo se propõem a ampliar conhecimentos e faciliar seus estudos. Com o objetivo de ser mais uma fonte de inspiração, estes textos têm como objetivo instigar a curiosidade e expandir seus horizontes...
SAIBA COMO FAZER UMA REDAÇÃO DE FORMA RÁPIDA E FÁCIL
Muitas pessoas têm dificuldade de escrever um texto. Pode parecer difícil, mas existe uma solução! Você verá que um texto pode ser bem construído seguindo algumas dicas que serão facilmente demonstradas e de aplicação descomplicada.
Geralmente o tipo de texto mais exigido é a dissertação, nela o autor apresentará argumentos e precisará posicionar-se sobre algum tema. Mas, para questão de esclarecimento, ainda existem outros tipos textuais muito importantes que são o texto descritivo em que o foco será descrever algo e o texto narrativo onde o autor escreverá uma história com início, meio e fim situando-a no tempo e no espaço.
Toda dissertação é uma exposição clara de argumentos que deve ser defendida sem ficar em cima do muro, tendo que optar por um lado. É um erro muito claro colocar ideias discordantes no texto, criando oposições no que é escrito impedindo a defesa dos argumentos. Se falar bem, fale sempre bem, mas se falar mal fale sempre mal, isso ajuda na linha de raciocínio e acaba por facilitar a compreensão do texto.
TEMA
Quando se propõe analisar a criação de um texto dissertativo, ele tem um objetivo a ser cumprido seja na escola, vestibular, concurso ou Enem. Daí vem a primeira coisa a ser observada que é o tema. Este geralmente vem em forma de textos, frases, tiras, poesias, etc. A primeira coisa a ser feita é ler calmamente o que esse texto quer dizer, analisar qual o contexto em que ele está inserido, haja vista que ele norteará toda a ação a ser desenvolvida no papel.
Observe qual é o assunto central, porque este é muito genérico. Tente verificar o que está sendo sinalizado. Ainda não é hora de tomar partido, isso lhe atrapalhará fazer uma análise mais profunda sobre o que está sendo proposto.
Agora decifre o tema porque daqui para frente as ideias serão conduzidas pelo entendimento do que está sendo proposto.
ESTRUTURA DO TEXTO
As redações dissertativas têm obrigatoriamente introdução, que é a parte em que o autor posiciona acerca do tema, sendo esta a hora de apontar o problema, colocar o dedo na ferida.
Coloque a introdução em apenas um parágrafo. Evite escrever muitas linhas, senão o texto ficará confuso e obrigatoriamente terá muitas ideias a serem defendidas.
O desenvolvimento é bem sustentado por dois parágrafos, mas se for muito inexperiente comece com apenas um. Quando começar a ter desenvoltura na escrita evolua para os dois parágrafos naturalmente. O avanço para dois será consequência da persistência. Nessa parte da redação é que são expostos dados, argumentos e fatos. Lembre-se que os dados devem ser reais e informar a fonte de onde adquiriu a informação. Os argumentos devem ser válidos e corretos. Os fatos devem ser precisos não podendo sofrer distorções, os dados deverão ter cunho oficial e/ou ser dito por especialista. Quem corrige a redação é muito capacitado, certamente verá algo fora do contexto se usar uma informação inapropriada. Caso não se lembrar quem disse ou qual órgão oficial disponibilizou a informação, use conhecimentos disseminados e conhecidos por todos, como o “cigarro pode causar câncer” ou a bebida alcoólica pode causar acidentes de trânsito se ingerida pelo condutor”. Aqui é pertinente falar que as palavras “nunca”, “sempre” “todo” e palavras que não admitem exceções não deverão constar em sua redação, pois nem todo acidente de trânsito é causado pela bebida alcoólica e nem todo condutor alcoolizado causa um desastre.
A conclusão deve ser feita em um único parágrafo e é uma costura daquilo que se fala no texto de cima a baixo. Isto quer dizer que, se apoia fato “A” não pode concluir contra o fato “A”. Ao se concluir termine dando uma solução daquilo que foi demonstrado na problematização, mesmo que isto fique no campo teórico da coisa, mas deverá ser apresentado.
RASCUNHO
Depois de ter compreendido o tema e definido sua posição dentro do que foi proposto, é hora de começar a dar vida ao texto.
Escreva no primeiro parágrafo aquilo que entendeu ser a proposta do tema e de que forma se posicionará. Comece colocando qual é a posição a ser defendida, contra ou a favor.
Daqui em diante coloque palavras ou pequenas frases em uma folha de papel uma debaixo da outra, sobre o que se pensa a cerca do que é debatido de acordo com a visão do texto. O objetivo aqui não é excluir ideias, mas acrescentá-las, então pode tomar nota de tudo que se lembrar alinhadas com a opinião defendida.
Depois de anotar as palavras, comece a formar frases com elas. Organize-as para que tenham sentido e não fiquem frases soltas jogadas no conteúdo produzido. Depois use palavras que conectam ideias para dar forma continua ao pensamento.
Seguindo a atividade de construção do raciocínio, chega a hora de fechar o texto. Um cuidado deve ser tomado, pois ao dizer qualquer coisa contrária aos parágrafos anteriores sua redação pode demonstrar que houve uma contradição. E este erro é imperdoável na correção de provas. Para evitar esta incoerência concorde com tudo aquilo que foi defendido ou contestado nos parágrafos anteriores e proponha uma solução lógica e objetiva, como uma lei, ação do poder público ou de alguém que pode sanar o obstáculo apresentado.
DICAS ÚTEIS
Aqui vão algumas dicas para serem aplicadas na sua redação e que podem te ajudar muito.
1) Treine algumas vezes por semana, isso fará com que você tenha o hábito de escrever.
2) O treino levará ao hábito de escrever, então comece a calcular o tempo gasto, acostume-se a fazer a produção textual dentro de um certo tempo.
3) Ainda é tímido com as palavras? Faça frases curtas, de preferência na sequência sujeito – verbo – complemento . Depois com mais intimidade com a redação explore seu potencial.
4) Pare e pense sobre o que foi pedido e deixe a imaginação fluir, escreva palavras correlatas. Acumule palavras para formar frases.
5) Escreva em terceira pessoa, de forma impessoal, pois a primeira pessoa traz a sensação de proximidade.
6) Faça o rascunho.
7) Na conclusão use conectivos que vão dar ideia que o texto será finalizado.
8) Depois do texto pronto, dê-lhe um título, nisso você certamente tem mais a ganhar do que perder. Existem bancas e professores que exigem, outros são facultativos. Um título criativo e sem verbo.
Equipe SABERNERD
APRENDA COMO FAZER UM RESUMO EFICIENTE
O resumo é uma ferramenta de estudo em que a interpretação é importantíssima, é ela que vai dar suporte para construir um bom texto. O processo de leitura e transcrição de conteúdo de forma simplificada em poucas palavras é um reforço intelectual da aprendizagem. Muitas pessoas sabem o que é um resumo, mas para prosseguir entenda que ele é a extração da ideia principal de um texto, artigo, livro e até mesmo de um filme, de forma simples e objetiva. Resumir pode ser entendido em apenas uma única palavra: reduzir.
Após a compreensão do que é resumir é preciso entender para que se utiliza essa ferramenta. Sua aplicação vai diferir em cada caso de uso. Por exemplo, pode ser usado para fazer um extrato de um livro de aventura cobrado no Ensino Médio, que tem objetivo diferente de um artigo científico, uma vez que o livro pode ser sintetizado sem utilizar nenhum termo técnico e ser mais sucinto, já o artigo necessita do emprego de termos ligados aos jargões e linguajar da profissão que impactarão o tamanho do novo texto.
A primeira atividade para resumir é ler. Essa leitura deve prover o leitor de inúmeras informações como qual é o tipo de texto a ser resumido, se tem personagens, data, localização, se têm nomes técnicos e seus significados, qual a conclusão e o resultado obtido.
Depois de ler e anotar todos os dados e fatos, saber falar sobre o que foi lido é de vital importância para a compreensão, surge daí um rascunho, que deverá passar por um polimento antes de ser transcrito. Caso ainda tenha dificuldade de falar sobre aquilo que viu e/ou ouviu, não se desespere, apenas retorne ao objeto de estudo mais uma vez, com atenção. Os pontos críticos devem ser entendidos, pois todo texto tem a introdução, desenvolvimento e conclusão. Para o leitor deve ser claro cada etapa.
Retire as palavras-chave e anote-as em um rascunho. Caso o texto seja técnico ou científico use todas as palavras que caracterizem este texto, nele não há espaço para sinônimos, haja vista que seu conteúdo pode ficar desconfigurado em relação ao texto original. Já em leituras de romance, histórias e outras desta natureza não há problema em usar sinônimos, mas cuidado com dados que não podem mudar como local, nome do personagem principal, dentre outros. Diante destas possibilidades tente fazer um texto com as palavras técnicas e outras de importância de contexto. Comece com frases curtas e depois melhore a forma como foi escrita. Importante salientar que na medida do possível use as próprias palavras, não fazendo uma transcrição do texto original.
Depois de toda preparação é hora de passar o texto a limpo. Para ajudar nessa fase use um espaço restrito na folha para fazer estas anotações, pois isso ajudará na redução da quantidade de palavras a serem utilizadas. Pouco espaço, poucas palavras.
Use uma variedade de cores para escrever, principalmente se for parte de um esquema de estudo, isso ajudará na fixação da matéria. Capriche na letra e na ortografia, este resumo facilitará o estudo posteriormente. Mas, caso seja parte de um trabalho, escreva com calma e atenção. Um texto bem escrito reflete o cuidado de quem o faz e aumenta a possibilidade de um bom entendimento do leitor.
Entretanto, se o resumo ainda permanecer grande, sintetize-o novamente até se enquadrar satisfatoriamente dentro do pretendido.
Por fim, talvez realizar alguns exercícios propostos pode ajudar a fixar o conteúdo.
Equipe SABER NERD
COMO APRENDER A ESTUDAR DE FORMA DEFINITIVA
PORQUE DEVO ESTUDAR
A busca por oportunidades muitas vezes consiste em estudar para adquirir novos conhecimentos, concluir estudos, passar em concursos, ter uma nova profissão.
O estudo é a forma de ganhar conhecimento, da mesma forma que o exercício para um físico melhor. Pode parecer fácil estudar, talvez para fazer uma prova escolar sim, mas para formar conhecimento profundo a metodologia deve ser outra.
A primeira coisa que precisa ter para estudar deve ser uma meta. Sem meta não há motivação para se dedicar de verdade no estudo. Com o objetivo traçado, então se esforça para vencer qualquer situação, sair da zona de conforto e enfrentar desafios. Desta forma o mais importante é ter claro a meta a atingir. Por exemplo um médico. Ele não surge médico, ele se transforma… Estuda para formar o ensino médio, estuda para o vestibular, estuda cada matéria durante anos e depois de se formar ainda tem que fazer prova para passar na residência e depois formar a residência. Quanto estudo! Fora o dia a dia que exige conhecimento renovado. Mas não pense que é somente médico que estuda tanto. Todas as profissões exigem esse estudo, por exemplo, não existe vaga para que todo advogado se torne um juiz ou delegado. Só chega a próxima fase quem se dedica e escolhe a meta a ser atingida.
Imagine um corredor de maratona… Como ele consegue correr 42 quilômetros? É uma boa analogia para passar no vestibular, em um concurso ou mesmo ser um bom profissional. Tudo que o atleta faz é treinar, se alimentar de forma balanceada e descansar, ele possui uma rotina, a primeira meta é cruzar a linha de chegada, depois ser campeão. Mas porque um estudante não haveria de ter sua rotina. Torna-se evidente que a rotina combinada com um esforço direcionado para o objetivo conduz a vitória.
COMO ESTUDAR
Qual o seu campeonato? Sua meta? Seus objetivos de vida? A partir daqui essas perguntas devem estar respondidas, uma vez que deve haver a aceitação em estudar diariamente.
Definido para o que se vai estudar de forma profissional, saiba que não adianta ver uma matéria por vez, todas deverão ser vistas simultaneamente. Tem pessoas que acham que precisam ver toda o programa de Português para somente depois cumprir o programa de Matemática. E isso é um erro gravíssimo. Imagine a prova do ENEM em que o conjunto de conhecimento é cobrado de uma vez, por isso, ver todo o conteúdo ao mesmo tempo é crucial para que no dia da prova tudo o que foi visto esteja pronto para ser aplicado.
Uma forma bastante eficaz de acompanhar todo conteúdo programático é montar uma tabela com os dias da semana, bem como os horários definidos e dispor todas as matérias no quadro. Essa distribuição deve ser equilibrada evitando estudar somente aquilo que gosta ou aquilo que não sabe. A arte aqui é fazer um arranjo daquilo que se tem mais dificuldade, ter um pequeno aumento na carga horária. Uma pessoa gosta muito de Matemática, mas detesta Português e têm 6 horas para ver as duas disciplinas. Ao analisar friamente é só dividir 3 horas para cada, mas como tem uma aptidão grande para Matemática, usa duas horas para esta e reserva quatro para a outra. Quando se tem facilidade o estudo é prazeroso e flui, entretanto, para compensar o bloqueio que existe, deverá gastar mais tempo nos maiores desafios.
Ao reservar um tempo diário para o estudo, faça-o em um local adequado onde não irá se distrair. Estudar deitado atrai o sono que não é adequado para quem busca ser aprovado em exames. Procure estudar sentado e com boa postura. Desligue o celular, televisão, rádio e qualquer outra coisa que traga distração. Seja disciplinado. Todo o esforço será recompensado.
Também é muito importante saber o que será avaliado. Não é preciso estudar História Geral se o que é cobrado é a História do Brasil. Será um esforço gasto desnecessariamente. Use cada tópico do conteúdo do edital e parta do princípio. Passe em cada tópico e gaste pouco tempo no que é fácil e mais tempo no mais difícil.
O ano escolar também pode ser aplicado neste esquema de estudo, basta estudar as disciplinas nos horários reservados para as atividades extraclasse, e rever diariamente aquilo que foi explicado pelo professor. Essas atitudes melhoram os resultados dos estudantes.
Ler todo o edital para conhecer o que será cobrado, o dia e horário de prova, o que pode e o que não pode fazer, estas informações são muito importantes, pois são as regras do jogo.
É muito importante saber como melhor se aprende, se for fazendo resumos, lendo ou praticando exercícios, descubra a fórmula que mais benefício lhe apresente. Cada um aprende melhor de uma forma. Não existe fórmula mágica, existe perseverança, rotina e dedicação.
Estas dicas se seguidas de forma regular podem trazer muitas vantagens para quem as aplica.
Equipe SABER NERD
ENTENDA COMO DESENVOLVER A LEITURA PARA O ESTUDO
PREPARANDO-SE PARA LER MAIS E MELHOR
Talvez se você chegou até a este texto é porque julga precisar ler mais rápido, seja para estudar, para curtir mais livros ou mesmo para driblar a dificuldade em fazer leituras.
Ler em grande quantidade não significa reter muita informação, nem ler pausadamente também garante êxito na fixação daquilo que se leu. O que vai ser tratado aqui é uma ferramenta que vai te ajudar a acelerar o processo da leitura. A aplicação do que vai ser exposto daqui para frente tem como objetivo deixar a leitura mais dinâmica. Com dedicação poderá alcançar uma velocidade muito grande. O progresso é individual e depende da decisão em se tornar cada vez melhor.
Um grande aliado no aumento da velocidade da leitura é se livrar de distrações, como o aparelho celular mandando notificações, uma música legal que rola no rádio, ou aquela série legal no “streaming”. Esses pequenos agrados para a mente, rouba tempo e determinação para iniciar qualquer leitura. Escolha um local sossegado e longe destas diversões para ler, isto já ajuda muito!
Já no espaço escolhido, procure sentar-se de forma a manter a postura adequada, pode ser que ler deitado o sono venha e atrase todo o processo de leitura. A iluminação também é importante, porque facilita a visualização do texto.
Outra motivação é estabelecer um prazo para concluir a leitura, mas nada de metas impossíveis, um passo por vez. Ter um horário para ler também ajuda muito.
TÉCNICAS PARA ACELERAR A LEITURA
Uma dica muito importante é ler sem vocalizar, sem emitir som, sem mexer os lábios, nem produzir som na garganta. Imobilize a língua no céu da boca. O que está escrito tem que estar claro apenas na mente. Eliminar sons faz que a leitura se torne mais ágil.
O olho humano é extraordinário, não só na questão da complexidade e função que ele tem, mas o que ele pode fazer! Sim, ele pode fazer muito mais que simplesmente diferenciar o pequeno do grande, o azul do vermelho… Por vezes, a visão é focada, mas apesar disto, ela capta muitas coisas além, este além é a visão periférica que é esquecida. Na técnica de leitura dinâmica esta capacidade dos olhos é muito trabalhada.
Para começar, olhe o parágrafo anterior e fique com a cabeça imóvel aproveitando para utilizar a visão periférica, comece a fazer o seguinte exercício: mova os olhos da esquerda para direita o mais rapidamente que conseguir, uma linha de cada vez até terminar a leitura deste parágrafo, mas não ligue, ainda, para o que está escrito, esta fase é um treinamento ocular. Faça isso por várias vezes, até conseguir controlar o olho. Pode ocorrer algum desconforto, se ocorrer pare, e volte após descansar.
Agora que já realizou o exercício, o olho já principiou o treinamento. Foi difícil? Que tal repetir o exercício agora com o auxílio de um guia, pode ser uma caneta ou o próprio dedo? Teste. Observe que o resultado melhora e muito, isto porque agora o olho tem algo para acompanhar. O que se busca nesta fase é o desenvolvimento do hábito de fazer com que o olho percorra a linha, não movendo a cabeça para acompanhar a leitura.
O olho e a mente são capazes de reconhecer um conjunto de palavras, porém a alfabetização ensina de maneira correta para a compreensão da criança que, da união das letras formam sílabas e sílabas formam palavras, mas o estímulo da vocalização não contribui para a evolução da leitura.
A-go-ra é ho-ra de mu-dar es-te há-bi-to pa-ra e-vo-lu-ir e ir pa-ra um no-vo pa-ta-mar.
Agora é hora / de mudar / este hábito / para evoluir / e ir para / um novo patamar.
Observe acima que na primeira frase foi feita a leitura de forma como ensinado na escola, mas na linha debaixo é uma evolução de como pode ser executada a leitura, isto é uma leitura em blocos. Faça o teste com a guia.
Uma dificuldade que vai aparecer é não se lembrar de tudo que foi lido, no entanto, com a prática ela vai começar a diminuir, por isso não inicie com textos difíceis, pelo contrário use textos fáceis e se possível com letras maiores, facilita e muito o exercício. Faça por alguns dias até se sentir confiante, mas treine. É importante que se inicie com algo prazeroso. Uma dica é ler aquele romance que tanto queria para ir treinando. Somente depois encare uma leitura mais complexa.
A compreensão virá com a prática, mas para facilitar, faça uma pré-leitura daquilo que se vai ler. Veja o texto, observe as figuras se houver, olhe as palavras destacadas, leia a contracapa do livro, passe os olhos de cima a baixo no texto. Só então parta para a leitura guiada em blocos de no máximo três palavras.
Estes exercícios se seguidos de forma regular podem trazer muitos benefícios para quem aplicá-los.
Equipe SABER NERD
O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO HUMANO
TUDO TEM UM INÍCIO
A observação fez o homem evoluir, como indivíduo e como espécie. Tudo que acontecia ao seu redor tinha como característica o ambiente onde vivia. E assim, como o dia e a noite vão sucedendo um ao outro, diversos fenômenos também ocorriam, como as estações do ano, a época de florada, do frio, da chuva e das frutas. Tudo tinha um ciclo.
Cada vez que ocorria algo que se repetia, o homem através da comunicação transferia o seu conhecimento às futuras gerações. Tudo o que era aprendido era repassado. Técnicas e lições, tudo. Isso permitia que o conhecimento compartilhado fortalecesse o indivíduo e ampliava as possibilidades de sobrevivência da espécie.
Diante de um ambiente hostil, mesmo com dificuldades, a superação acontecia. A coleta e a caça perderam a importância essencial na alimentação de diversos grupos, pois foram aprendidas técnicas de domesticação de animais e a agricultura. A informação também evoluiu e houve a necessidade de registrar fatos. Os primeiros foram orais, depois desenhos e em seguida a escrita.
A informação acumulada foi importante para as bases da vida que se experimentam hoje. Todo o passado materializa-se no presente em que permite viver em uma sociedade moderna e tecnológica.
O PRESENTE COM VISTAS AO FUTURO
Com a invenção da tipografia por Johannes Gutenberg no século XV, a proporção de conhecimento preservado foi enorme, assim como sua distribuição.
As pessoas leem, mas talvez não reflitam sobre como todo o conhecimento que têm lhes trazem benefícios, haja vista que um simples telefone reúne diversos conhecimentos e domínios para sua produção, desde a mineração, exploração de petróleo, metalurgia, a física, a informática entre tantas outras ciências, tudo isto acumulado em milhares de anos.
A leitura abre diversas possibilidades para as pessoas, aprimora a fala, vocabulário, interpretação, escrita e a memória, além de propiciar que o indivíduo se prepare para contribuir com a sociedade onde vive e com o mundo. Ler diverte, ensina, depreende, faz ultrapassar as barreiras e viver a transformação de pessoas e sociedades.
O passado talvez esteja dando ao ser humano a real dimensão da importância da leitura ao reunir todo o conhecimento acumulado na luta contra obstáculos inimagináveis dos tempos atuais e proporcionar uma esperança de dias melhores.
Fica claro que o hábito da leitura deve ser estimulado, para que no futuro o registro do passado sirva de inspiração à realização de novas descobertas. Porém, o gosto pela leitura não acontece do dia para a noite. Ele é cultivado com bons livros, livros fáceis e alegres. Uma leitura descontraída possibilita que a prática se instale e permaneça. Nunca uma pessoa leria uma obra de Engenharia ou Direito se antes não pudesse ter saboreado alguns romances. Não! Não haveria possibilidade. Reinvente seu gosto pela leitura, pelo simples prazer de ler, pois o futuro de todos dependem disso.
Equipe SABER NERD